Segundo pesquisa na internet, “o quarto poder é uma expressão criada para qualificar, de modo livre, o poder da mídia ou do jornalismo em alusão aos outros três poderes típicos do Estado democrático (Legislativo, Executivo e Judiciário). Essa expressão refere-se ao poder da mídia quanto a sua capacidade de manipular a opinião pública, a ponto de ditar regras de comportamento e influir nas escolhas dos indivíduos e por fim da própria sociedade.”
No filme O quarto Poder do diretor Costa Gravas, percebemos esse dialogo que se traça entre a midia e a opnião publica. Essa produção cinematorgrafica permite a discução do poder e da manipulação da midia uma vez que seu personagem Max cria incognitas em relação a etica jornalistica. Fica nitido o quanto a imprensa possui o poder de criar e destruir imagens de um dia para o outro sem se preocupar com as consequencias que isso pode causar.
No filme Muito além do cidadão Kane também notamos essa critica em relação a apologia e poder da imprensa televisiva. Esse documentário produzido pela BBC de Londres coloca claramente o quanto a TV é manipulada e possui a ideologia de alienação das massas. Sua critica também posiciona-se em relação as influencias políticas e ideológicas da época e como o governo da época tratava a questão.
“Nunca tive muita paciência pra televisão” e confesso que considerei decadente e imoral a forma de se constituir a TV em nosso país.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário